Preve-se o terminus do projeto “Atitude Positiva” (um dos vários projetos das Academias Gulbenkian, financiado pela fundação Calouste Gulbenkian) para o dia 30 de Novembro 2021. Previsto para terminar em março de 2021, devido à pandemia COVID-19, apenas será possível terminar este ano letivo de 2021-22. Abrangeu alunos do 7º , 8º e 9º anos durante os anos letivos 2019 a 2021.

O QUE MOTIVOU A APP NA CANDIDATURA A ESTE PROJETO?

A Associação de Pais de Pombal quando decidiu candidatar-se às Academias Gulbenkian tinha plena consciência da envolvência socio-cultural dos alunos do nosso Agrupamento e da necessidade do desenvolvimento das competências socio-emocionais como forma de catapultar a inteligência emocional nos jovens. O projeto foi ambicioso abrangendo alunos do 7º, 8º e 9º anos do Agrupamento de Escolas de Pombal. Estas são pilares fundamentais para o sucesso a nível profissional, escolar e pessoal. E quisemos escolher um projeto que ajudasse os nossos filhos no (a) seu (a):  desenvolvimento pessoal, relacionamento interpessoal, capacidade de comunicação, auto-estima, trabalho em equipa, empatia, resiliência, liderança e no empreendedorismo. Para nós este seria o conceito de EDUCAR na sua plenitude.

QUE IMPACTO TEVE O PROJETO NOS ALUNOS?

Ao longo do projeto fomos percebendo sinais de manifestação de satisfação por parte dos alunos. Percebeu-se um maior sentimento de união entre todos os elementos da turma derivado do tipo de atividades que foi desenvolvida ao longo das sessões do Projeto ATITUDE POSITIVA. Os momentos divertidos destas atividades estimularam a comunicação, a empatia e compreensão mútua. Esta aproximação deveu-se ao fato das dinâmicas estabelecidas terem permitido um melhor auto e hetero conhecimento, passando a conhecer melhor a personalidade dos colegas e a conhecer muitos pontos em comum que curiosamente até ao momento não tinham tido oportunidade de conhecer.  Houve inclusão dos alunos mais segregados ou que vivenciaram durante o período da pandemia de um maior isolamento e maior desequilíbrios a nível de saúde mental. Alguns jovens perceberam verdadeiramente o objetivo do projeto, outros usaram-no como uma ferramenta para a descoberta das suas potencialidades, as quais até então tinham sido pouco valorizadas ou reconhecidas pelos seus pares. Por outro lado, os alunos despiram-se de alguns preconceitos e estigmas como é o caso do acompanhamento psicológico e do aceitar e procurar o sua ajuda. Apesar de não ter havido um impacto de igual intensidade em todos os alunos, estamos muito satisfeitos, por no geral, estes terem incorporado uma “Atitude Positiva” nas suas vidas.

Algumas opiniões recolhidas:

“Ajudou-me a perceber coisas que na maioria do nosso dia-a-dia são basicamente despercebidos. “

“Percebi que o mais importante é amar a nos a nós próprios.”

” Fiquei surpreendida com a mudança de “personalidade da turma”.  Associei a mudança dos meus alunos à intervenção do projeto das Academias Gulbenkian. Fiquei surpreendida com a evolução comportamental de cada aluno na turma. A relação entre todos passou a ser melhor, mais positiva.